Posicionamento Crítico: A solução para os apagões é a energia renovável
Posicionamento crítico da Coalizão Energia Limpa:
Bastou um apagão de grandes proporções no Brasil para os lobistas dos combustíveis fósseis bradarem contra as fontes eólica e solar.
Para defenderem seus interesses na energia suja, sequer esperam as conclusões sobre as causas do desabastecimento elétrico e gritam que a “culpa” é da “intermitência” das fontes renováveis. Para esse grupo, claro, a solução para o problema é aumentar a geração de energia elétrica suja..
Até o início da tarde desta quarta-feira, ainda não se sabia o que causou o apagão que só poupou Roraima, o único estado não conectado à rede elétrica nacional. Mas ontem, em coletiva de imprensa, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou como um dos problemas uma linha de transmissão no estado do Ceará. E, hoje, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que a falta de energia elétrica no país teria sido um “erro técnico”.
Ou seja, tudo indica que nada, absolutamente nada, estaria ligado à geração de energia, seja ela eólica, solar ou hidrelétrica, mas sim à transmissão e à operação do complexo Sistema Interligado Nacional (SIN).
Na verdade, as energias hidro-solar-eólica são a solução para evitar possíveis novos apagões de energia elétrica no país, como comprovado no recente relatório da Coalizão Energia Limpa.
É preciso, sim, saber o que causou o apagão de ontem, que deixou praticamente todos os estados brasileiros no escuro, provocando diversos problemas para a locomoção e à saúde, para evitar que o problema se repita.
Mas é preciso, acima de tudo, a verdade e a seriedade. E a vontade para o país seguir como uma potência socioambiental produzindo energia elétrica por meio de fontes renováveis.
Notícias
Desdobramentos da primeira Ação Civil Pública climática do Nordeste contra licenciamento ambiental da UTE Portocem no Ceará
Desdobramentos da primeira Ação Civil Pública climática do Nordeste contra...
Leia maisCoalizão Energia Limpa destaca caminhos para a matriz energética ideal até 2050 em audiência pública
Coalizão Energia Limpa destaca caminhos para a matriz energética ideal...
Leia maisComissão no Senado determina que os Jabutis devem ser mantidos no PL das Eólicas Offshore
Por 14 votos a 3, a CI determina que os...
Leia maisPlano Decenal de Expansão de Energia: Coalizão e GT Clima e Energia participam de Consulta Pública
Plano Decenal de Expansão de Energia: Coalizão e GT Clima...
Leia maisPosicionamento do Observatório do Clima e da Coalizão Energia Limpa sobre o PL das Eólicas Offshore.
Posicionamento do Observatório do Clima e da Coalizão Energia Limpa...
Leia mais