Coalizão Energia Limpa

Posicionamento Crítico: A solução para os apagões é a energia renovável

Posicionamento crítico da Coalizão Energia Limpa:

Bastou um apagão de grandes proporções no Brasil para os lobistas dos combustíveis fósseis bradarem contra as fontes eólica e solar.

Para defenderem seus interesses na energia suja, sequer esperam as conclusões sobre as causas do desabastecimento elétrico e gritam que a “culpa” é da “intermitência” das fontes renováveis. Para esse grupo, claro, a solução para o problema é aumentar a geração de energia elétrica suja..

Até o início da tarde desta quarta-feira, ainda não se sabia o que causou o apagão que só poupou Roraima, o único estado não conectado à rede elétrica nacional. Mas ontem, em coletiva de imprensa, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apontou como um dos problemas uma linha de transmissão no estado do Ceará. E, hoje, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que a falta de energia elétrica no país teria sido um “erro técnico”. 

Ou seja, tudo indica que nada, absolutamente nada, estaria ligado à geração de energia, seja ela eólica, solar ou hidrelétrica, mas sim à transmissão e à operação do complexo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Na verdade, as energias hidro-solar-eólica são a solução para evitar possíveis novos apagões de energia elétrica no país, como comprovado no recente relatório da Coalizão Energia Limpa.

É preciso, sim, saber o que causou o apagão de ontem, que deixou praticamente todos os estados brasileiros no escuro, provocando diversos problemas para a locomoção e à saúde, para evitar que o problema se repita.

Mas é preciso, acima de tudo, a verdade e a seriedade. E a vontade para o país seguir como uma potência socioambiental produzindo energia elétrica por meio de fontes renováveis.

Notícias