Subsídios aos combustíveis fósseis no Brasil: conhecer, avaliar, reformar (5ª edição)
Por Inesc:
Quinta edição do estudo “Subsídios aos combustíveis fósseis: conhecer, avaliar, reformar”, com dados referentes ao ano de 2021.
O progressivo abandono do uso dos combustíveis fósseis em prol da transição energética é central para enfrentamento à crise climática. O sexto relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) reforçou a urgência de cortes ambiciosos nas emissões no curto prazo para haver alguma chance de limitar a 1,5 °C o aumento da temperatura global no fim do século XXI: o mundo precisa reduzir em 43% as emissões da queima de carvão, petróleo e gás natural até 2030, em comparação com 2019. Na contramão dessa urgência, de acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Agência Internacional de Energia (AIE), o fomento aos fósseis no mundo quase dobrou em 2021, alcançando 697,2 bilhões de dólares, um aumento de 92,4% quando comparado ao ano de 2020.
É nesse contexto que lançam a quinta edição do estudo “Subsídios aos combustíveis fósseis: conhecer, avaliar, reformar”, com dados referentes ao ano de 2021. Apesar de ter uma matriz energética e elétrica relativamente limpa, o Brasil possui uma forte estrutura de sub-sídios aos combustíveis fósseis, que estimula tanto a produção quanto o consumo de petró-leo, gás natural e carvão mineral no país.
Notícias
Comissão no Senado determina que os Jabutis devem ser mantidos no PL das Eólicas Offshore
Por 14 votos a 3, a CI determina que os...
Leia maisPlano Decenal de Expansão de Energia: Coalizão e GT Clima e Energia participam de Consulta Pública
Plano Decenal de Expansão de Energia: Coalizão e GT Clima...
Leia maisPosicionamento do Observatório do Clima e da Coalizão Energia Limpa sobre o PL das Eólicas Offshore.
Posicionamento do Observatório do Clima e da Coalizão Energia Limpa...
Leia maisJá pensou como sistemas de armazenamentos podem evitar apagões?
Já pensou como sistemas de armazenamentos podem evitar apagões? A...
Leia maisComo garantir justiça social na transição energética e aliviar o peso da conta de luz para as famílias mais vulneráveis?
Como garantir justiça social na transição energética e aliviar o...
Leia mais